Resenha: Os últimos dias, por Bela Dias

quinta-feira, julho 13, 2017



Título: Os últimos dias
autora: Bela Dias
editora: Novo Século
Quant. de páginas:128
Nota: (4/5)

Resultado de imagem para os ultimos dias bela dias


Sinopse: O tempo é algo subjetivo. Ele pode ser infinito para alguns e efêmero para outros. No entanto, uma coisa é certa: todos nós temos nosso tempo. E o de Raquel e Gabriel está acabando, pois ambos foram diagnosticados com leucemia. Ela tem 16 anos e ele, 6. Apesar da diferença de idade, ao se conhecerem no hospital, os dois rapidamente se tornam melhores amigos. Juntos, descobrem como aproveitar seus últimos dias, em meio a tantos tratamentos, remédios, dores, exames e olhares piedosos, tornando a dura e triste rotina do hospital um pouco mais divertida. Seja com uma coleção de pores do sol, observando formatos de nuvens, assistindo a desenhos infantis ou lendo O Pequeno Príncipe, mas, principalmente, acreditando que em todo fim existe um novo começo.



Olá meus amores, tudo bem?
Hoje eu trago para vocês mais uma resenha de um nacional. Dessa vez vou falar do livro “Os últimos dias” da autora parceira Bela Dias.

Aos 16 anos, Raquel, tem como diagnóstico leucemia, logo, seus dias são rotineiros, todos em um hospital. Antes de ser oficialmente internada, a garota era rotulada como a “estranha” do colégio, e não tinha muitos amigos. Mas, ao descobrir a doença, algumas pessoas tentaram se aproximar, porém não obtiveram sucesso, já que Raquel fixou em sua cabeça que, elas só estavam fazendo isso por dó e não por vontade própria.

Mas se engana quem pensa que a protagonista fica isolada em seu leito de hospital. Ela mantém uma amizade, aliás, mais do que uma simples amizade, por um garotinho de 6 anos, Gabriel, que possui a mesma doença. O elo entre esses dois é muito forte, mas pode ser corrompido pela vida, já que Gabriel está com seus dias contados.

Aventuras, emoções e gargalhadas são vivenciadas diariamente por essa dupla de amigos, que fazem de tudo para aproveitarem cada momento, enquanto ainda estão vivos. Apaixonados pelo “Pequeno Príncipe” e por diversos desenhos animados, os dois passam horas vidrados nesse universo maravilhoso, que é o ficcional.



Fiquei muito satisfeito com a escrita da autora, cada frase parece ter sido criada com muito carinho e dedicação. Ao terminar a leitura, já me afogando em lágrimas, fiquei com vontade de ler mais histórias da Bela Dias.

Creio que o livro poderia ser estendido e mais detalhado, pois como se trata de uma história, cuja protagonista mantém uma doença, mais informações poderiam ser acrescentadas e esse universo poderia ser mais explorado. Também percebi que a autora se perdeu em alguns momentos, e que algumas cenas ficaram meio sem foco. Claramente, conforme vamos lendo é captável um amadurecimento na narrativa, não somente na escrita, mas também da personagem.

É uma obra baseada em fatos reais, o que já me deixou instigado a realizar a leitura. Ao ler a nota da autora, logo no começo do livro, já obtemos uma breve explicação do que de fato aconteceu na história verídica.

Espero que tenham gostado da resenha e do post de hoje.
Um beijão e até mais. 

You Might Also Like

25 comentários

  1. Ola
    Achei essa capa muito bonita, e não sei como ainda não tinha lido nada a respeito anteriormente. Fiquei ainda mais curiosa por ser um livro nacional, e é claro que irei procurar mais informações sobre o trabalho da autora. Pelas considerações, imagino mesmo que seja uma leitura muito intensa e emocionante, e eu adoraria poder conferir.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Que capa linda, além da história ser bem interessante. Com certeza quero ler algum dia. Ótima resenha, beijos!!

    textosquenaoseraolidos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parece um livro muito lindo e de fazer chorar muito. Apesar das suas críticas, que achei incrível por serem verdadeiras, fiquei interessada por essa leitura.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luiz!
    Quando comecei a ler a sua resenha, suspeitei que fosse mesmo baseada em fatos, ou em um fato específico. Parece uma leitura muito tocante. Parabéns pela resenha!
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei a capa, inclusive a premissa. Super me interessei pela obra só de bater o olho na capa e agora que li sua resenha adorei, vai entrar para minha wishlist.

    Grande abraço,
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  6. Oii!
    Lendo a sinopse,a primeira coisa que me veio a cabeça foi o livro a culpa é das estrelas,mas logo me veio a idéia de que esse parece ser mais doce delicado,daqueles que nos fazem chorar horrores,fiquei curiosa para ler ele,porque adoro livros assim!

    ResponderExcluir
  7. Não tinha ouvido falar deste livro, gostei da sua resenha!

    Doce Leitura

    ResponderExcluir
  8. Achei interessante a história ser baseada em fatos, pois confesso que ao iniciar a leitura do seu texto me deu aquele sentimento de já conhecer a história ou de ser uma narrativa um tanto quanto batida. Digo isso porque me fez lembrar de O lado bom da vida, A culpa é das estrelas, Como eu era antes de você, e depois disso me surgiu a questão: O que a autora apresenta de novo?

    https://refletindoweb.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bom?
    Acredita que eu quase comprei esse livro na Amazonday? Desisti de ultimo minuto por conta de estar apressada por causa do frete e não achar que iria ser uma leitura proveitosa. Ai que arrependimento! Vou esperar entrar em promo de novo para comprar!!

    ResponderExcluir
  10. Oii Luiz !! Achei a capa linda e adorei que é de autora nacional (Adoro !! )
    Adorei a resenha,mas acho que vou desidratar lendo este livro rs

    Ps: Sou a-pai-xo-na-da no seu blog,dá pra sentir o carinho que tu cuida deste cantinho ♡
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Adorei sua resenha, sinto que vou chorar lendo porque não aguento livros que tratam desses assuntos

    ResponderExcluir
  12. A Capa é linda, o autores brasileiros tão a cada dia se tornando mais conhecidos, to adorando isso

    ResponderExcluir
  13. Livro interessante Luiz, boa resenha... e percebi também u carinho mesmo na hora do puxão de orelha a autora com seu devaneio... mas não sou de ler este tipo de romance.
    Obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  14. Oi!

    Não tinha visto nada sobre esse livro, mas a sinopse já me conquistou de cara. Adorei a sua resenha também, me deixou bem curiosa a respeito do livro, ainda mais quando a escrita do autor é bem gostosa e fluída.

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá Luiz, tudo bem?
    Não conhecia o livro, e nem a autora, mas gostei da resenha. A história parece linda, e creio que também chorarei...rs. Eu sou daquelas que tem bastante receio com nacionais, mas creio que esse vale a leitura. Obrigada pela dica!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Oi Luiz, eu particularmente amo livros que nos afogam em lágrimas então a sua indicação é pra mim e tenho certeza que vou curtir o livro. Bacana você sentir o carinho na escrita em cada frase.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi.
    Esse negócio de baseado em fatos reais já me faz começar a leitura com lágrimas nos olhos.
    Não é uma situação fácil. Trata-se de uma doença implacável e ver um garotinho de 6 anos passar por isso deve ser muito triste.
    É o tipo de leitura que eu geralmente gosto, mas que estou fugindo no momento. Agora estou optando por leituras mais leves e despretensiosas.
    É uma ótima dica, só que mais para frente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Não conhecia o livro, mas a história me parece ser bastante emocional. Achei bem legal o elo entre a protagonista e o menino de 6 anos e imagino que ao final do livro deve deixar o leitor bastante emocionado devido ao tema tratado. Não sei se leria no momento, pois estou em ritmo de leituras mais descontraídas, mas quem sabe em outra oportunidade? Amei a resenha!

    www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Luiz, o conto deste livro é realmente muito forte e me lembra muito um filme que assisti falando sobre o mesmo tema, mas não me recordo o nome no momento rsrs porém, sua resenha é otima e adorei o livro. Seu blog é lindo tbm viu?
    beijinhos ❥
    www.levandoaseriio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi! Parece ser daqueles livros que eu evito por saber que vão me fazer chorar litros, mas que merecem ser lidos! Pela sinopse e pela tua resenha, dá pra notar que é uma história sensível e tocante, do tipo que nos faz refletir sobre a vida. Vou anotar para ler no futuro <3
    Parabéns pelo blog e por nos trazer resenhas de autores nacionais!

    Bjs da Camis :3

    ResponderExcluir
  21. Adoro nacionais e adorei também a temática do livro. Por eu ter artrite reumatoide que é incurável me identifiquei nesse ou naquele ponto com a personagem. Vou anotar o nome do livro e depois vou procurar por ele. Realmente fiquei querendo ler. Bexitus!

    ResponderExcluir
  22. Oi Luis.. menino que história linda é essa?
    Não conhecia o livro e nem a autora, mas ele conseguiu me chamar a atenção logo pela capa. Conforme fui seguindo a sua resenha percebi que realmente é uma história que me ganharia e sem a menor duvidas me faria chorar horrores ainda mais ao ver que céus... é baseada em fatos reais :o

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Saber que a história é baseada em uma real é com certeza inspirador para começar esse livro, mas me desmotiva muito saber que ela se perde em alguns momentos e que muitas cenas poderiam ser mais detalhadas.
    Porém imagino que ainda seja uma leitura prazerosa

    ResponderExcluir
  24. Olá!

    Não sou muito fã de livros com personagens a beira da morte, sempre torço por um milagre e sempre sou a trouxa chorando, então evito a não ser que me chame muito a atenção. Gostei da premissa do livro e da capa, mas vou adiar um pouquinho essa história, mas sua dica está anotada e será aproveitada em algum momento.

    Beijos e Sucesso!!

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Essa foi a primeira resenha que li sobre esse livro, não conheço a autora, mas deve ser uma ótima escritora. Não curto muito o estilo de leitura do livro, mas amei a capa, e talvez daria uma chance.
    Beijinhos.

    http://birdsalsocry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Subscribe